logo

Polícia Ambiental apreende pescado irregular em Caceres


Por Jaconias Neto

Polícia Ambiental apreende pescado irregular em Caceres

Uma ação da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental resultou na apreensão de mais de 80 quilos de pescado irregular e 10 quilos de palmito extraído ilegalmente, na madrugada desta sexta-feira (19), em Cáceres. A ocorrência foi registrada às margens do Rio Paraguai, nas proximidades do SESI Clube. Um homem foi preso e um adolescente apreendido.


De acordo com a Polícia Ambiental, o grupo já vinha sendo monitorado desde o dia 15, após denúncias informarem que embarcações chegavam diariamente ao local por volta das 4h, transportando produtos provenientes de pesca predatória.


Na madrugada desta sexta-feira, a guarnição montou uma campana a partir das 3h. Por volta das 5h, duas canoas de madeira, ocupadas por quatro pessoas, atracaram na margem do rio. No momento em que dois suspeitos se aproximaram de uma motocicleta estacionada para dar apoio ao transporte, eles foram abordados pelos policiais.


Durante a ação, um terceiro suspeito que permanecia nas embarcações fugiu para a vegetação ribeirinha, abandonando uma mochila. Apesar das buscas realizadas na região, ele não foi localizado.

Na vistoria das canoas, os policiais encontraram grande quantidade de pescado, incluindo espécies com captura proibida pela legislação ambiental. Foram apreendidos 10 exemplares de pintado, totalizando cerca de 60 quilos; um exemplar de cachara, com aproximadamente 7 quilos; um jaú, pesando cerca de 3 quilos; um exemplar de piranha, com 400 gramas; além de 10 quilos de palmito nativo.

 

Além do pescado e do palmito, a Polícia Ambiental apreendeu duas canoas de madeira, dois motores de popa e a motocicleta utilizada pelo grupo. Os envolvidos confessaram a prática ilegal e foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Cáceres. Todo o material apreendido permaneceu sob responsabilidade da Polícia Ambiental.